Assemblees de Joves, uma nova realidade nos Països Catalans

ajupNo sábado 05 de março em Mataró teve lugar a apresentação das Assemblees de Joves per la Unitat Popular, rematando um processo que se inicia o 28 de dezembro de 2015, onde assembléias e grupos de jovens que compartilham ideologia e opiniões políticas comuns decidem criar esse espaço de coordenação. O que segue é uma pequena panorâmica que nos enviam sobre a sua realidade:

As Assembles de Joves per la Unitat Popular conformam um novo espaço de coordenação juvenil com a vontade de, através desta nova ferramenta que apoia e amplia o nosso trabalho local, inserirmo-nos no fio histórico da luita nacional que o povo catalão tem mantido como resistência ao opressor ao longo da nossa história e, ao mesmo tempo, irmo-nos adaptando aos novos tempos, tomarmos partido polo projeto de libertação nacional e social do nosso povo e de integrarmos nele as diversas luitas de raizame popular que vive o nosso país.

A tarefa que consideramos primordial neste novo espaço é darmos apoio às assembleias de jovens e reforçar o seu trabalho local para assim conscientizar a mocidade próxima com o objetivo de a mobilizar e a organizar para poderem construir alternativas sociais e políticas como ferramentas de transformação da sociedade. Portanto, o espaço de coordenação juvenil haverá de compreender todas aquelas assembleias e coletivos de jovens que assim o quigerem e que se declararem afins aos princípios expostos na nossa Declaração de Princípios.

Este projeto, logo de meses de trabalho, foi colhendo forma e vem de se materializar na apresentação realizada no passado sábado 5 de março em Mataró (Maresme). Cerca de setenta pessoas assistírom a uma jornada que reuniu um ato político, uma mesa redonda centrada no feminismo e um jantar de confraternização.

No ato político, representantes das assembleias de jovens, que formam o espaço de coordenação, explicárom o processo de criação deste, assim como os seus objetivos e propostas. A ênfase recaiu, sobretudo, no aspeto de reforço da praxe política que representa a coordenação nacional para as assembleias locais, com finalidade de poder contribuir de jeito real e efetivo à libertação nacional e de classe dos Països Catalans. O ato contou também com as intervenções de Eduald Calvo (alcaide de Argentona) e Adrià Gil (ativista estudantil). Dídac Espí, em nome da Assemblea de Joves de Gramenet de Besòs, parabenizou as Assemblees de Joves por este passo adiante e desejou-lhes muita sorte e acerto. A organização independentista e socialista galega Isca! –juntamente com outras– mostrárom o seu suporte ao nosso projeto desejando trabalharmos conjuntamente para contribuir à libertação das nações catalã e galega.

Assim pois, a mocidade das Assemblees de Joves per la Unitat Popular, junguimos os bois e encetamos a luita ativa e construtiva, dotando-nos das ferramentas necessárias para trabalharmos cara à transformação da sociedade e a libertação nacional dos Països Catalans, assim como apoiarmos com toda a nossa solidariedade internacionalista todas as nações oprimidas. Achamos necessário darmos resposta e estarmos à altura do contexto sociopolítico e desejamos firmemente ser uma peça útil para as diversas luitas populares do país.

Partíllao!

Share on facebook
En Facebook
Share on twitter
En Twitter
Share on pinterest
En Pinterest
Share on whatsapp
Polo WhatsApp
Share on telegram
Ou polo Telegram
Share on email
Email

Deixa un comentario