Ataques de Israel atingem hospital, agência da ONU e redações em Gaza

 Diário Globo.

As tropas israelenses entraram no “coração” da Cidade de Gaza nesta quinta-feira (15), e os ataques intensos feriram ao menos dois jornalistas palestinos e três funcionários da ONU, segundo testemunhas e as próprias Nações Unidas. Uma explosão atingiu um bloco de edifícios que abriga as sucursais de várias organizações de mídia árabes e ocidentais, inclusive da agência Reuters. Dois cinegrafistas palestinos ficaram feridos, segundo testemunhas.

Jornalistas da Reuters disseram que a explosão, provocada por um projétil israelense, ocorreu no 13º andar da torre Al-Shurouq Tower, no bairro de mesmo nome. Os jornalistas deixaram o prédio. O andar atingido abriga uma TV local. O escritório da Reuters fica um andar abaixo. O prédio abriga ainda a rede de TV americana Fox, a britânica Sky News, a luxemburguesa RTL e as árabes Al Arabiya e MBC.

Em outro bombardeio, o escritório da agência da ONU para os refugiados palestinos (UNRWA) foi atingido por três projéteis e pelo menos três funcionários ficaram feridos, segundo o porta-voz Richard Gunnes. Segundo outro funcionário da UNRWA, os armazéns do complexo pegaram fogo, e toneladas de ajuda humanitária foram destruídas.

Um hospital da cidade, do Crescente Vermelho (versão islâmica da Cruz Vermelha), também pegou fogo após um ataque israelense, segundo testemunhas e responsáveis pelo centro médico. Pelo menos quatro disparos de artilharia atingiram o prédio. Não há informações sobre vítimas.

 Funcionário da agência da ONU para os refugiados palestinos observa estragos provocado pelo ataque israelense às instalações da entidade na Cidade de Gaza nesta quinta-feira (15). (Foto: AP)

 

Instalações da ONU já haviam sido atingidas por fogo israelense durante a ofensiva. Em 6 de janeiro, ataques a escolas mataram mais de 40. Dois dias depois, um comboio humanitário foi atacado. Dezenas de tanques israelenses apoiados pela aviação entraram na manhã desta quinta, pela primeira vez, em profundidade em um bairro da Cidade de Gaza onde os soldados judeus travaram violentos combates com ativistas palestinos desta área controlada por Hamas.

Navio com ajuda humanitária para Gaza volta ao Chipre após bloqueio de Israel

Os tanques avançaram até o centro do bairro residencial de Tal al-Yawa, no subúrbio da Cidade de Gaza. As forças israelenses enfrentaram milicianos palestinos que atiravam morteiros e foguetes em sua direção. Uma coluna de tanques se posicionou em um parque público no centro do bairro. Centenas de famílias palestinas fugiram da área. Veículos blindados também entraram em outros dois bairros de Gaza, em Al-Shujaiya e Zeitun, onde também foram registrados combates.

A aviação de Israel também realizou ataques no norte da Faixa de Gaza. Uma mulher e os três filhos morreram em uma destas operações em Beit Lahya, segundo fontes médicas.

Os grupos armados palestinos também prosseguiram com os lançamentos de foguetes contra o sul de Israel. De acordo com o Exército, 14 foguetes disparados a partir da Faixa de Gaza caíram na manhã desta quinta-feira no país, sem provocar vítimas. Uma casa foi atingida em Sderot, a apenas cinco quilômetros da Faixa de Gaza.

Desde o início da ofensiva israelense na Faixa de Gaza, em 27 de dezembro, em resposta aos disparos de foguetes contra o Estado de Israel, 1.054 palestinos morreram, incluindo 355 crianças e 100 mulheres, e mais de 4.870 foram feridos, de acordo com o último balanço divulgado pelo diretor dos serviços de emergência em Gaza, Muawiya Hassanein.

Os disparos de foguetes contra o sul Israel mataram quatro civis desde 27 de dezembro. No total, 10 militares também morreram desde o começo da ofensiva.

 

Pressão

O líder do governo do Hamas na Faixa de Gaza, Ismail Haniyeh, pediu nesta quinta à opinião pública ocidental que pressione Israel para acabar com a ofensiva militar contra o território palestino, lembrando as condições do grupo radical para um cessar-fogo.

“Escrevo este artigo aos leitores ocidentais em todo o espectro social e político enquanto a máquina de guerra israelense continua massacrando meu povo em Gaza”, afirma Haniyeh em uma carta aberta com o título “Minha mensagem ao Ocidente: Israel deve cessar a matança”, publicada na edição desta quinta-feira do jornal britânico “The Independent”.

“Os palestinos estão consternados ao ver que os membros da União Européia não consideram este obsceno cerco uma forma de agressão”, afirma Haniyeh, antes de acrescentar que o movimento islamita aceitaria um cessar-fogo com condições “claras e simples” que incluem o fim do bloqueio israelense.

“Israel deve acabar com sua guerra criminal e a matança de nosso povo, cessando totalmente e sem condições o cerco ilegal da Faixa de Gaza, voltando a abrir os pontos de passagem da fronteira e se retirando completamente.” Depois disso, prossegue, “poderíamos considerar outras opções”.

Haniyeh responde ainda as acusações de que rejeitou o prologamento do cessar-fogo de seis meses com Israel, que expirou em dezembro. Ele afirma que o mesmo havia criado “uma vida infernal” em Gaza, com um “estrangulamento econômico”.

“Independente do custo, o prosseguimento das matanças por parte de Israel não quebrará jamais nossa aspiração de liberdade e independência”, conclui.

Cessar-fogo próximo?

Ao mesmo tempo, a movimentação diplomática mundo afora dava a entender, na quarta-feira, que o esperado cessar-fogo pode estar próximo. Fontes que falaram à Associated Press sob anonimato disseram que a trégua negociada pelo Egito seria de dez dias. Um porta-voz do premiê de Israel, Ehud Olmert, disse que Amos Gilad, veterano funcionário do ministério israelense de Defesa, estaria no Cairo na quinta-feira para negociar a trégua.

O Egito informou que vai transmitir a Israel a resposta do Hamas ao plano de cessar-fogo em Gaza, anunciou na quarta o ministro egípcio de Relações Exteriores, Ahmad Abul Gheit. Ele disse ter esperanças de que “as coisas se movam” em relação ao processo de paz. Fontes diplomáticas citadas pela agência egípcia Mena disseram que o Hamas teria reagido “favoravelmente” à proposta.

O chanceler francês, Bernard Kouchner, também disse que “os contornos de um cessar-fogo se definem”. O chanceler espanhol, Miguel Ángel Moratinos, teria chegado a assegurar que o Hamas aceitou o cessar-fogo, mas o Ministério de Relações Exteriores da Espanha disse que houve um engano e negou o fato.

Um porta-voz da ONU disse que a Assembleia Geral vai fazer uma reunião de emergência para pressionar Israel e Hamas acatem a resolução de cessar-fogo aprovada pelo Conselho de Segurança na semana passada.

 

Fonte: Globo

Partíllao!

En Facebook
En Twitter
En Pinterest
Polo WhatsApp
Ou polo Telegram
Email

Deixa un comentario